sábado, 14 de janeiro de 2012

Almondegas ! ( de soja )

No almoço de ontem aqui em casa, tivemos almondegas de proteína de soja cobertas com molho de tomate, cebola frita em rodelas e queijo mussarela.
Ficaram deliciosas e é uma ótima pedida para agradar amigos carnívoros e vegetarianos, elas não ficam devendo em nada para as almondegas de carne e dependendo dos temperos usados podem adquirir um sabor exótico com anis estrelado ou hortelã por exemplo.
Nós a comemos como prato principal mas elas também podem ser feitas em bolinhas menores e servidas como tapas, acompanhadas de alguns molhinhos como geleia de pimenta calabresa ou um molho pesto.



O que eu usei

250 g de proteína de soja
2 cebolas
5 cebolinhas verdes
1/2 ramo de salsinha
1 pacote de sopa de cebola ( truquezinho )
q.b. de farinha
q.b. sal
q.b. pimenta
200 g mussarela fresca ralada
2 latas de tomate sem pele
um ramo pequeno de alecrim
dois ramos de manjerona
três ramos de tomilho
três folhas de louro

Como eu fiz

Hidratei a soja em água morna por cerca de 20 minutos, depois de hidratada lavo sempre a soja em água corrente para tirar o sabor residual de soja que é o que incomoda o paladar dos anti-soja.
Depois de hidratar e lavar a soja eu apertei bem ela para retirar o excesso de água, misturei em uma vasilha a soja, a cebolinha verde picada, meia cebola bem picadinha, a salsinha também picada, o pacote de sopa de cebola, um pouquinho de sal pois a sopa de cebola já é temperada, e pimenta.
A sopa de cebola entra na mistura para dar a liga e ao mesmo tempo conferir sabor, é necessário acrescentar um pouco de farinha para a massa ficar bem consistente para fazer as bolinhas, mas deve-se tomar o cuidado de colocar a farinha aos poucos pois muita farinha transformará suas deliciosas almondegas em pãezinhos fritos secos.
Depois da massa pronta fiz bolinhas ( que podem ser de qualquer tamanho) e fritei em óleo quente, é bacana usar óleo de arroz para a fritura.



Para o molho fritei meia cebola picada até dourar acrescentei os tomates sem casca o ramo de alecrim, a manjerona, o tomilho e o louro, e um copo de água, misturei até o tomate ficar em pedaços e deixei cozinhando por mais ou menos quarenta minutos, depois de pronto finalizei com sal e pimenta.
Uma das cebolas cortei em rodelas e fritei.
Montei em um refratário as almondegas, por cima delas o molho, encima dele as cebolas, e encima delas o queijo mussarela ralado.
Levei ao forno por uns 15 minutinhos e "voilà"



Nenhum comentário:

Postar um comentário