sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pensamento/Teoria ou Teoria/Pensamento




Não há nenhuma teoria sobre isto, pelo menos não que eu saiba, então resolvi tentar desenvolver minha própria teoria, ifluênciado por vários pensadores que elaboram suas próprias teorias, ja de antemão peço desculpas se minha teoria parecer simplória, talvez porque agora o meu pensamendo ainda seja desta forma.

Bom la vai ela, os individuos que sentem aversão a determinados comportamentos, pensamentos e condições dos outros, sentem-se assim porque provavelmente algo em seu intimo relacionado ao tal comportamento está indefinido ou confuso.

Não fiz nenhuma observação sobre o assunto mas tomo por base comportamentos observados em nossa sociedade, todos nós observamos todos os dias pessoas que reagem aversivemente e por vezes até violentamente a algumas situações, tais como orientação sexual, religiosidade, visão política, raça e até mesmo crenças e habitos alimentares. Pra dar embasamento a estes fatos, vou colocar uma situação que tomei conhecimento atravez de relato de uma amiga, estava ela assistindo televisão ( de qual tenho meus conceitos, mas isto fica para outra hora) quando derrepente um intrevistador, um tal de Bilbo Nunes do qual eu até então não tinha conehcimento, realizava uma entrevista com um vegano sobre um protesto que estava sendo planejado contra a exploração animal ocorrida na expointer, não satisfeito em colocar acima da entrevista o seu pensamento sobre o assunto, o tal intrevistador ridicularizou o intrevistado e incentivou inclusive os outros membros do programa a fazerem o mesmo. Me pergunto qual a motivação para tal comportamento discriminatório, ai vem a minha teoria, provavelmente algo no intimo deste intrevistador o incomodava quando o assunto tratado eram as convicções e crenças das pessoas acerca do consumo de carne, vejo que se o asunto fosse de total irrelevância para o tal Bilbo Nunes ele saberia conduzir uma intrevista como se deveria.

Outra situação a qual me ocorre, foi o relato de outro amigo meu de orientação homossexual que ao passear de mãos dadas com seu parceiro em um shopping center de Porto Alegre foi repreendido por seguranças que afirmaram que aquela conduta não era aceita naquele ambiente, e estes provavelmente cumpriam seu papel, tiveram tal ato a pedido de outras pessoas. Me questiono novamente, porque a homossexualidade incomoda determinadas pessoas? Provavelmente porque algum problema enraizado em seu intimo é tocado ao ter a visão de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo.

Percebo que tal reação não seja observada apenas em perante coisas que nos chocam, ficamos encomodados perante pequanas coisas, pequenos defeitos que percebemos nas pessoas em nosso cotidiano, acredito que devemos refletir quando nos sentimos encomodados com a atitude de alguém, devemos fazer um exercício de auto-analise e ver dentro de nós mesmos qual o verdadeiro motivo pelo qual o fato nos encomoda, creio que assim tornaremos mais tranquilas nossas relações com as outras pessoas.

Revendo o que eu escrevi acredito que minhas palavras se enquadrem mais como um pensamento do que como uma teoria, mas ela pode ser evoluida, aguardo colaborações.

Um comentário:

  1. Vini
    muito bom seu blog
    concordo com sua teoria
    não acho q ela seja simplória

    vleu por citar - me
    bjuuuuuu.
    Pode deixar atualizarei meu blog

    ResponderExcluir